segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Rebaixando a suspensão

TUNING DA SUSPENSÃO
Na minha opinião, a suspensão, depois dos pneus, é a parte mais importante do carro. Ela é que permitirá que seu carro freie, arranque e faça curvas bem. Uma suspensão de baixa qualidade, é sinônimo de risco constante.
Adaptações mal feitas ou sem nenhum critério, são a garantia de um caminho mais rápido para um acidente, muitas vezes fatal, ou pelo menos para um desempenho pior do que com o carro com a suspensão original.
As fábricas de automóveis, gastam milhões de dólares em projetos de suspensão e empregam engenheiros de alto gabarito para projetá-las e um sujeito qualquer, sem
nenhuma especialização em virtualmente nada, passa a criar "monstrengos" como molas cortadas, rebaixadas por aquecimento etc.
Nenhuma parte da suspensão pode ser pensada independentemente da outra. Elas tem que se harmonizar entre si, ou seja, não adianta você ter um conjunto de molas maravilhosas e amortecedores ou de baixa qualidade, ou que não "casem" com elas. Se você tiver um conjunto mola/amortecedores de qualidade mas em compensação pneus de baixa qualidade, você só terá gasto dinheiro atoa no seu carro.


MOLAS

Um dos primeiros passos para o "tuning" do seu carro é a instalação de molas de qualidade comprovada. Em primeiro lugar, você tem que decidir se o seu carro será usado exclusivamente em pista ou pista/rua ou ainda somente rua.
Normalmente, a primeira tentação da pessoa é buscar soluções mais baratas e que estão facilmente ao seu alcance, ou seja, ir no seu "Manoel" alí na esquina onde o mesmo irá pomposamente sugerir que se cortem as molas ou as aqueça.
Isto feito, você literalmente acabou de arruinar todo aquele projeto desenvolvido pelo fabricante do seu automóvel. É, você estará acabando com a sua segurança, da sua familia e de todos na rua porque seu carro passará a ser totalmente inseguro e a performance irá para o brejo.
Se você não sabe, as molas cortadas podem simplesmente se soltar do seu alojamento no carro e se você estiver em alta velocidade ...
Por serem cortadas, a suspensão passará a trabalhar muito reduzida, provocando muito desconforto e incapacidade de absorção das irregularidades do terreno, transmitidas pelas molas.
As molas helicoidais são regidas pela equação F = kx,
onde:
- F - é a força exercida na mola.
- k - "spring rate" ou coeficiente de elasticidade da mola
- x - deslocamento provocado pela força F.
Nas molas ditas cortadas, o "spring rate" aumenta assustadoramente e quanto mais elos forem cortados maior será o seu valor. Isto fará com que o carro fique "socado", ou seja, com aqueles movimentos rápidos e desagradáveis da suspensão.
A consequencia imediata disso é que os amortecedores originais não conseguem "absorver" as oscilações com maior frequencia das molas cortadas e o carro fica praticamente indirigivel. Todas as vezes que passar por um desnível no piso, o carro literalmente saltará, sem nenhum controle. Longarinas se partirão etc.
Já as molas aquecidas, possuem outros tipos de riscos inerentes. Primeiro, elas podem simplesmente "desabar", devido a perda da tempera. Segundo, após o aquecimento e redução do tamanho, cada uma das molas pode ficar com um "spring rate" diferente, fazendo com que o carro fique literalmente "instável".
Para evitar tudo isso, use:
1a. Solução - Solução mais barata. Uso de molas de modelos mais esportivos mas do mesmo fabricante do seu carro.
2a. Solução - Solução mais cara. Uso de molas importadas progressivas e de alta performance.
Uma determinada mola progressiva possue diferentes spring rates para diferentes condições de uso. Se você está andando devagar, elas são macias e proporcionam um rodar mais confortável. Se no entanto você quiser dirigir mais esportivamente elas ficarão mais "duras" (maior spring rate).
Na Alemanha existem diversos fabricantes de molas esportivas rebaixadas de qualidade. Dentre estes, podemos citar os dois melhores conceituados que são a H&R e a Eibach. Para confecionar essas molas, a H&R e a Eibach selecionam os melhores aços existentes no mercado alemão.
Passam então por um processo de dobramento e corte. Esses processos de fabricação criam altas tensões que necessitam ser eliminadas de modo a evitar futuras criações de trincas nas molas. Para tal, elas passam por processos de alivio de tensão, usando o método denominado de "shot peening", onde milhares de pequenas esferas são arremessadas sobre cadas uma das molas, de modo a eliminar as referidas tensões.
Um outro problema é o de fadiga, inerente ao próprio uso da mola, ou seja, devido ao movimento cíclico das mesmas. Sabe-se que um dos fatores que "enfraquecem"
o material quanto a fadiga, é a possibilidade de ocorrencia de corrosão.
Para evitar isso, fabricantes de molas como H&R e Eibach, usam procedimentos de pintura sofisticadissimos.
Já as molas feitas em fundo de quintal, nem sabem que isso existe.
Por último, lembre-se que as molas é que sustentam o peso do seu carro. Se elas se soltarem, se deformarem ou simplesmente se partirem, você estará em maus lençois.



AMORTECEDORES

A função do amortecedor é "absorver, amortecer" as oscilações das molas, provocadas pelas ondulações do pavimento. Se o seu carro estivesse em movimento e não tivesse amortecedores, ele ficaria permanentemente "saltando".
O amortecedor ao "amortecer" o movimento das molas, o faz através da transformação da energia de movimento dos seus pistões, em calor. Esse calor será o responsável pelo aquecimento do óleo no seu interior, óleo esse que passa por tubos capilares e por válvulas.
Dentro do amortecedor existem válvulas e restritores de fluxo. Nos amortecedores originais do carro ou do seu "Manoel" da esquina, essas válvulas são de baixa
qualidade e os restritores de fluxo são meros "o-rings" de borracha.
Ora, quando você dirige mais agressivamente em estradas sinuosas, ou quando você usa molas rebaixadas, o calor gerado no óleo dos amortecedores será muito maior devido ao aumento do K (spring rate) da mola, fazendo com que o amortecedor trabalhe muito mais, gerando com isto, muito mais calor.
O calor produzido neste caso, é tanto, que o mesmo pode passa a cavitar, fazendo com que as válvulas e restritores mencionados acima, simplesmente não aguentam e vazem, podendo ocorrer subitamente e se você estiver em velocidade, abraços.
Já nos amortecedores de alta qualidade como os Koni e os Bilstein alemãs, essas válvulas são extremamente robustas e os restritores não são de borracha e sim de metal, de modo a suportar o maior calor, gerado em consequencia do uso de molas rebaixadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário