Entenda como um Módulo de Potência e um Subwoofer trabalham em conjunto. Mais abaixo veja também como “casar” estes componentes de som automotivo. Hoje nós da Mundomax enfim decidimos falar um pouco sobre a relação Amplificador x Subwoofer.
Módulo e subwoofer é sem dúvida a dupla que dará peso a trilha sonora do seu sistema de som automotivo. Para que o som tenha qualidade e nitidez alguns detalhes precisam ser observados.
Regra de ouro: fique de olho na potência máxima do amplificador. De preferência, ela deve ser sempre menor ou igual à potência máxima do alto-falante. Se a potência for maior, a qualidade do áudio pode ser insuperável, porém dependendo do volume do som que você use, pode causar graves danos ao seu alto-falante. Sem contar os ruídos e distorções que podem tomar o lugar da boa música. Resumindo: a potência nominal (RMS) do Módulo deve ser compatível à potência nominal (entrada) do alto-falante.
Sabe o que acontece quando você liga um Módulo de potência nominal de 1500 W (RMS) a um alto-falante com potência máxima de 1000 W? Você queimará (derreterá) as bobinas do alto-falante! Portanto, muita atenção para o volume máximo.
Outro detalhe importante é a impedância de saída do amplificador. Ela precisa ser igual ou menor à impedância do alto-falante. Caso você ligue uma associação de subwoofers que tenha impedância abaixo da mínima aceita pelo seu Módulo automotivo, este esquentará até danificar o circuito.
Módulo de Potência x Subwoofer
Abaixo daremos algumas dicas com exemplos para que você compre o Amplificadorcerto para o seu Subwoofer. Vale lembrar as duas regras citadas acima:
1º – Casar a potência SUPORTADA pelo subwoofer com a FORNECIDA pelo Módulo.
2º – Obedecer a impedância mínima especificada pelo Módulo.
Subwoofer de 4 Ohms que suporta 200W RMS: O Módulo ideal aqui é um que forneça 150 a 250W RMS a 4 Ohms. A impedância mínima pode ser 1, 2 ou 4 Ohms.
Subwoofer de 4 Ohms que suporta 200W RMS: Você precisa de um Módulo que forneça 150 a 300W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1, 2 ou 4 Ohms.
Subwoofer de 2 Ohms que suporta 500W RMS: Aqui o ideal é um Módulo que forneça 300 a 600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms.
Dois Swoofers de 4 Ohms que suportam 300W RMS: você precisa de um Módulo que forneça 500 a 800W RMS a 2 Ohms (dois subwoofers em paralelo) , a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms.
Dois subwoofers com bobina dupla de 2 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):Você vai precisar de um Módulo que forneça 1000 a 1600W RMS a 2 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ou 2 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 2 Ohms.
Dois subwoofers com bobina dupla de 4 Ohms (cada bobina) e suporta 700W RMS total (350W cada bobina):O ideal aqui é um Módulo que forneça 1000 a 1600W RMS a 4 Ohms, a impedância mínima pode ser 1 ,2 ou 4 Ohms, mas ele tem que fornecer 1000 a 1600W a 4 Ohms.
Recapitulando: Se o amplificador fornecer potência muito acima do suportado pelo subwoofer, você corre o risco de derreter a bobina do falante, caso o nível de distorção seja elevada e tocada por longo tempo. Mas por outro lado, se o Módulo que você comprou fornecer pouca potência, podemos dizer que você gastou dinheiro a toa. Pois o Módulo não terá força pra movimentar o conjunto de bobina e o cone do subwoofer. No fim é a qualidade do áudio que vai ficar extremamente prejudicada.
Detalhes na instalação:
Sempre interligue as bobinas do alto-falante. Observe que você nunca pode conectar seu Módulo a apenas uma das bobinas e nem ligar canais diferentes do seu Módulo no mesmo alto-falante.
O fabricante de seu subwoofer indica medidas mínimas de caixa para a instalação correta. Respeite-as para garantir qualidade e desempenho de seu sistema de som. O som é, sobretudo, uma realidade acústica que precisa de espaço físico para acontecer. Em outras palavras, o subwoofer precisa vibrar para poder dar peso ao som. Caixas muito pequenas impedirão que isso aconteça.
Dica do Carros e Acessórios:
Os instaladores profissionais sabem fazer combinações em série e/ou paralelo dos alto-falantes de modo a obter a carga que fará com que o amplificador possa trabalhar na máxima potência. Portanto, o ideal é que você procure profissionais que tenham finalizado projetos para amigos ou conhecidos e confira o resultado antes de contratá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário